O vereador Marlon Siqueira (MDB) apresentou na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) o Projeto de Lei nº 164/2024, que propõe a instalação de dispositivos luminosos com luz intermitente em todos os radares de velocidade da cidade. A proposta tem como objetivo reforçar a sinalização, alertar os motoristas e aumentar a segurança no trânsito, reduzindo acidentes e infrações.
Se aprovado, o projeto determina que a ausência do dispositivo luminoso poderá invalidar multas aplicadas por excesso de velocidade. O texto do PL está em tramitação nas Comissões Permanentes da CMJF antes de seguir para votação no Plenário.
De acordo com Marlon Siqueira, a iniciativa tem base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que apontam que cerca de 90% dos acidentes no Brasil são causados por imprudência, como o excesso de velocidade. Ele destacou ainda que uma sinalização mais eficaz, como luzes intermitentes em radares, pode reduzir em até 30% os acidentes nas áreas monitoradas.
O vereador também citou um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostrando que cidades que implementaram sinalização luminosa em radares registraram uma redução de até 40% nas infrações por excesso de velocidade. “Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que, em cidades que implementaram sinalização de radares com luzes intermitentes, a taxa de infrações relacionadas à velocidade diminuiu em até 40%”, argumentou.