A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), preparou um esquema especial de transporte coletivo para os 25.032 candidatos que farão as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste sábado (14 de dezembro) e domingo (15 de dezembro).
As provas acontecerão no campus sede da universidade e em 49 outras instituições de ensino da cidade.
Para garantir o fluxo de veículos, a SMU orienta os motoristas a evitarem a circulação nos arredores da UFJF e da Faculdade de Medicina no Bairro Dom Orione, entre 11h e 13h30, caso não estejam transportando candidatos, para evitar congestionamentos. Estima-se que cerca de nove mil pessoas farão provas nesses locais.
A Avenida Costa e Silva terá alterações no trânsito, funcionando em mão única da Rua Antônio Rufino até a rotatória, e a Rua José Lourenço Kelmer terá mudanças entre a rotatória e o Trevo do Jardim Casablanca. A SMU ainda avalia outras modificações nos bairros próximos à universidade.
No domingo (15 de dezembro), os candidatos poderão utilizar o transporte coletivo gratuitamente, dentro do programa Domingão de Busão, que isenta a tarifa.
A linha especial 180 (Universidade) terá partidas a partir das 6h do ponto localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 251, com ônibus circulando intermitentemente até às 11h20, horário final garantido para garantir a chegada dos candidatos até às 13h, quando ocorre o fechamento dos portões. A UFJF orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.
Outras linhas, como a 570 (Fac. Medicina) e a 555 (Universidade), também terão horários especiais, assim como a nova linha 280, que atenderá os candidatos das faculdades Suprema e Sarah Dawsey. Além disso, as linhas 170, 190, 655 e 755 terão horários exclusivos para transporte de candidatos de diferentes regiões da cidade.
Para mais detalhes sobre os itinerários e horários das linhas especiais, os candidatos podem consultar o Portal JF Ônibus.