A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora intensificou suas ações de fiscalização nesta semana da Black Friday, com o apoio do novo Observatório de Dados das Relações de Consumo.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar o monitoramento das práticas comerciais e garantir os direitos dos consumidores durante um dos maiores eventos de compras do ano.
O Observatório, que integra o Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), é responsável por analisar as reclamações registradas no Procon e identificar as principais questões enfrentadas pelos consumidores.
A partir dessas informações, o órgão emitiu uma recomendação pública para os comerciantes locais, destacando os problemas mais recorrentes, como ofertas não cumpridas, publicidade enganosa, cobranças abusivas para alteração ou cancelamento de contratos e demora na entrega de produtos.
Além da recomendação, o Procon reforçou a fiscalização nos estabelecimentos com maior número de queixas registradas, em parceria com fiscais de postura da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).
O objetivo é coibir práticas abusivas e garantir que as ofertas anunciadas durante a Black Friday sejam cumpridas de forma transparente e justa.
Os consumidores que se sentirem lesados ou identificarem irregularidades nas compras podem registrar suas reclamações no Procon, seja presencialmente, na sede da agência, localizada na Avenida Itamar Franco, 992 – Centro, ou por meio do sistema Prefeitura Ágil.
No dia 29 de novembro, durante a Black Friday, o Procon também oferecerá atendimento e orientações aos consumidores no “Procon Aqui”, que estará instalado na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.