Na última quarta-feira (13 de novembro), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma fiscalização em casas de acolhimento para crianças e adolescentes em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A ação faz parte da operação nacional Hagnos, que tem como foco garantir a proteção de menores em situação de vulnerabilidade e verificar as condições oferecidas pelas instituições.
Coordenada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a operação inspecionou três instituições na cidade.
Segundo a delegada Alessandra Azalim, titular da Deam, o objetivo é impedir que crianças e adolescentes acolhidos sejam expostos a situações de criminalidade ou sofram violações de direitos. “Estamos atentos a todas as denúncias.
A PCMG busca assegurar que esses jovens estejam em ambientes seguros, livres de tratamentos cruéis ou degradantes”, destacou a delegada.
A operação Hagnos segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa proteger os menores contra maus-tratos, abandono, abuso e outras violações.
Novas fiscalizações estão previstas, com o intuito de assegurar que esses menores tenham acesso a alimentação, saúde, educação e uma moradia digna.