Foto: Reprodução




No último fim de semana, sete convenções partidárias foram realizadas em Juiz de Fora, resultando na oficialização de duas candidatas à prefeitura: Ione Barbosa pelo Avante e Margarida Salomão pelo PT.

Além disso, o PRD já acertou apoio ao pré-candidato Charlles Evangelista do PL. Enquanto alguns partidos definiram coligações, o Novo optou por não participar das eleições majoritárias, e o PSDB ainda realizará mais uma reunião para decidir sobre uma possível candidatura própria ou apoio a outro partido.




Todos os sete partidos indicaram candidatos à Câmara Municipal, com um máximo permitido de 24 candidatos, incluindo a nova regra que permite mais um candidato além dos 23 que serão eleitos a partir deste ano. Também foi respeitada a legislação que exige um mínimo de 30% e um máximo de 70% de candidatos de cada gênero, o que em Juiz de Fora significa pelo menos oito candidatos de um único gênero.

A primeira convenção partidária ocorreu no sábado (20), das 9h às 12h, com o PSD se reunindo no Hotel Serrano, no Centro da cidade. O partido decidiu, por unanimidade, formar uma coligação com os partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), mantendo o mesmo nome da federação. O PSD indicou 16 candidatos homens (66%) e oito candidatas mulheres (33%).




Às 10h do mesmo dia, o partido Novo se reuniu no mesmo hotel, deliberando por não fazer coligações nem lançar candidatos na eleição majoritária. Foram escolhidos oito mulheres e 16 homens como candidatos ao Legislativo.

Na parte da tarde, a federação PSDB-Cidadania realizou sua convenção na sede do PSDB, na Rua Halfeld, das 13h às 15h. Decidiu-se que o Colegiado da Federação se reunirá na quarta-feira (24) para definir se integrará a coligação majoritária e com quais partidos, além de considerar a indicação de um representante para compor a chapa. O presidente do diretório municipal, Eduardo Schroder, mencionou que a definição será para “prefeito e vice-prefeita”, reforçando especulações de que Débora Lovisi (PSDB) possa ser indicada como candidata a vice de Júlio Delgado (MDB), que realizará sua convenção também na quarta-feira. PSDB-Cidadania indicaram 16 homens e oito mulheres.




Na noite de sábado, das 18h às 19h30, o Avante realizou sua convenção no Hotel Serrano, oficializando Ione Barbosa como candidata à prefeitura. A escolha do vice-prefeito e as coligações partidárias permanecem em aberto, com a Comissão Provisória Municipal do Avante tendo plenos poderes para decidir até a data final prevista em lei. O partido também escolheu o número mínimo de mulheres permitido para concorrer à Câmara.

Às 19h, no plenário da Câmara Municipal, o PRD realizou sua convenção, ratificando a coligação para prefeito e vice-prefeito com PP e PL, sendo que o PL indicará os candidatos aos dois cargos. O PRD também cumpriu a cota mínima por gênero, com oito mulheres e 16 homens candidatos a vereadores.




A última convenção do sábado ocorreu das 20h às 21h, novamente no Hotel Serrano, com o partido Agir decidindo por uma coligação com o Avante. Para as candidaturas ao cargo de vereador, foram escolhidos oito mulheres e 12 homens, totalizando 20 candidatos.

No domingo (21), a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou uma coligação com PSOL, Rede, PSB, PDT e o já anunciado PSD, chamada “Pra Frente, Juiz de Fora”. Foi ratificada a candidatura de Margarida Salomão à reeleição, com Marcelo Detoni (PSB) como candidato a vice-prefeito.




A federação indicou sete mulheres e oito homens do PT; uma mulher e um homem do PCdoB; e duas mulheres e quatro homens do PV, totalizando 40% de candidatas mulheres e 60% de candidatos homens, sendo 23 candidatos no total, um a menos do que o máximo permitido.