O bairro de Lourdes, localizado na região sudeste de Juiz de Fora, será palco para a oficina gratuita “Capoeira na Escola – a ginga que ensina brincando”, ministrada pelo Mestre Jaguar nesta quinta-feira, 16, às 19h, no Instituto Jesus, localizado na Rua Inácio Gama, 813, onde ele aprendeu e hoje ensina. A participação é aberta a jovens a partir de 14 anos que participaram da atividade anterior. As inscrições devem ser realizadas pelo WhatsApp no número 99944-9987.
A oficina tem como objetivo enriquecer o potencial histórico-social, físico, lúdico, inclusivo e educativo da capoeira, explorando seus aspectos culturais e sua contribuição para os processos de ensino e aprendizagem. Durante a oficina, Mestre Jaguar abordará a importância da capoeira como ferramenta pedagógica, destacando como ela pode ser aplicada para promover a inclusão e o desenvolvimento pessoal dos alunos e alunas.
A atividade integra o projeto “Oficinas de Capoeira: Formação Multidisciplinar para uma Educação Inclusiva”, financiado pelo Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A realização do projeto visa resgatar a importância cultural da capoeira e seu papel como agente transformador.