Foto: PJF




A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza nesta quinta-feira, 18, das 8h às 17h, a interligação do novo reservatório no bairro Nossa Senhora de Fátima ao sistema público já existente. A estrutura está sendo implantada na Rua Bento Hinoto, lote 22, no viradouro, visando à melhoria do abastecimento na região. Durante a execução dos trabalhos, a distribuição de água no bairro pode ficar comprometida, com previsão de se normalizar durante a noite do mesmo dia.

Com capacidade de 80 m³, o novo reservatório vai substituir o antigo, que por problemas operacionais, estava desativado. Segundo a engenheira da Gerência de Expansão (GEXP) da Cesama, Roberta Ruhena, “o projeto se encontra com 85% de execução e prevê a demolição do reservatório antigo, fornecimento e implantação do novo, instalações hidráulicas, elétricas e telemetria, além da urbanização do entorno e fechamento da área. A previsão é que ainda no primeiro semestre o sistema esteja todo em operação”.




A conquista integra um amplo projeto da Cesama para construção de reservatórios de água em bairros que já possuem redes de distribuição e elevatória implantadas. Nesta etapa, além do Nossa Senhora de Fátima, também estão sendo contemplados os bairros Democrata e Esplanada. No caso do primeiro, a nova estrutura, em formato cilíndrico e capacidade de 150 m³, está sendo implantada na Rua Carangola, esquina com a Rua Zacarias. A obra está 73% concluída e a previsão é de que, ainda no primeiro semestre, o novo reservatório esteja em operação.

Já a estrutura do bairro Esplanada tem maior capacidade, num total de 300 m³ de água. Também com formato cilíndrico, a estrutura está sendo construída na Rua Maria Luiza Tostes, esquina com Rua Coronel Aprígio Ribeiro, onde já existia uma unidade antiga, em concreto armado, sem utilização por problemas estruturais. “As obras se iniciaram, efetivamente, em fevereiro deste ano e estão com evolução de 32%”, explica Roberta, que completa. “A previsão é de que, no início do segundo semestre deste ano, o reservatório já esteja funcionando.”