O projeto de lei (PL) que busca valorizar os torneios leiteiros do município de Juiz de Fora, passando a classificá-los como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), na nesta sexta-feira, 23. O texto aprovado destaca que o PL busca valorizar a cultura local, em especial o meio rural, que conta, em grande parte, com a economia voltada à pecuária leiteira.
A proposição considera, em sua redação, que o torneio leiteiro é um tipo de competição que tem como objetivo divulgar o potencial produtivo dos animais e apresentar às pessoas a origem do leite que chega às suas mesas, evidenciando a aptidão e o potencial genético de um animal. Dentre os torneios que podem ser elevados à categoria de Patrimônio Cultural Imaterial, estão o Torneio Leiteiro de Filgueiras; o Torneio Leiteiro de Humaitá de Minas; o Torneio Leiteiro de Igrejinha; o Torneio Leiteiro de Penido; o Torneio Leiteiro de Pirapetinga; o Torneio Leiteiro de Pires; o Torneio Leiteiro de Rosário de Minas; o Torneio Leiteiro de Sarandira; o Torneio Leiteiro de Torreões; e o Torneio Leiteiro de Vila Almeida.
O PL, de autoria do vereador Vagner de Oliveira (PSB), agora segue para contemplação e sanção do Executivo. Para conferir sua redação na íntegra, é só clicar aqui.