A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade, composta pelos vereadores Zé Márcio Garotinho (PV – presidente), Pardal (PSL), João Wagner Antoniol (PSC) e Laiz Perrut (PT – suplente), se reuniu, juntamente com outros vereadores, na manhã desta quarta-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal para tratar sobre os frequentes acidentes com ônibus que vêm acontecendo no município nos últimos dias. Participaram ainda da reunião representantes da empresa Tusmil e o secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Juiz de Fora (SMU/PJF), Fernando Tadeu David.

O presidente da comissão, Zé Márcio Garotinho, disse que a atual situação tem deixado a população apavorada e insegura. “As empresas não podem continuar trabalhando dessa forma, é uma ameaça aos usuários, o sistema deve ser reformado, não suporta mais”. João Wagner Antoniol falou da importância da manutenção preventiva e corretiva. “Se a manutenção ocorresse de forma correta, não teria esses reflexos nas ruas”. Na oportunidade, o parlamentar convidou os vereadores a fazerem uma vistoria à empresa, junto a um profissional do ramo, para analisar o sistema; e ainda indagou sobre os R$ 23 milhões do aporte que foi aprovado pela Câmara Municipal: “Não podemos ficar com esse sistema arcaico e falido”. 




Os vereadores presentes fizeram vários apontamentos e questionamentos, mostrando preocupação com a segurança da população e dos trabalhadores e abordando pontos específicos, como a precariedade do serviço; o investimento financeiro que, no final de 2021, a Prefeitura afirmou que seria feito; e se o contrato está sendo cumprido e quais providências serão tomadas pela Prefeitura.

“Estamos mostrando as dificuldades que as pessoas estão passando com relação ao transporte público e os riscos que correm quando transportadas em veículos sem a segurança devida. É necessário que o Poder Público tome providências legais, que é o fiscalizador do contrato. Se eles não estão fazendo o trabalho conforme está explícito no contrato, que sofram as penalidades e sanções necessárias de acordo com o edital”, disse o presidente da Casa, Juraci Scheffer (PT).




De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, a Prefeitura está com processo administrativo aberto junto aos consórcios Manchester e Via JF, pois os contratos não estão sendo cumpridos. “As medidas estão sendo tomadas, os consórcios já foram notificados para que pudessem apresentar soluções oriundas das atuações realizadas, quando o prazo legal terminar a Prefeitura vai tomar as medidas. A rescisão contratual é prevista no contrato. Queremos entregar um serviço de qualidade para a população conforme está previsto no contrato”. Fernando informou que não chegou a ler o relatório da CPI entregue pela Câmara Municipal ao órgão. 

O diretor da empresa Tusmil, Luiz Antônio de Souza, disse que a empresa está de portas abertas para os vereadores, que podem fazer auditoria, e convidou todos os parlamentares presentes a acompanharem os trabalhos, analisarem o funcionamento e as manutenções preventivas e corretivas que são realizadas.




Estiveram presentes também os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Dr. Antônio Aguiar (DEM), Bejani Júnior (PODE), Sargento Mello Casal (PTB), Vagner de Oliveira (PSB), Kátia Franco Protetora (PSC), Laiz Perrut (PT), Pardal (PSL), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (DEM), Tiago Bonecão (CIDADANIA).