Com o objetivo de ouvir os pedidos da população rural, nesta quarta-feira, 9, a prefeita Margarida Salomão e seu secretariado foram até Rosário de Minas. Além disso, foi apresentado o novo setor de ações na Zona Rural, que é vinculado ao Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário da Secretaria de Governo (SG) e será um canal mais próximo de diálogo entre as zonas rurais e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Estiveram presentes mais de 60 pessoas dos distritos de Rosário de Minas, Penido, Taquaral, Palmital e Buiéié, que trouxeram demandas relacionadas às estradas vicinais, iluminação, transporte público, saúde, agricultura e segurança. Eles destacaram que esta foi a primeira vez que uma prefeita foi até a Zona Rural para ouvir as pessoas.

Além dos moradores, participaram do encontro os secretários de Obras (SO), Lincoln Santos Lima; de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabíola Paulino da Silva; a subsecretária de Saúde, Joana Darc Zanelli; e o novo coordenador de ações da zona rural, Isalino Clemente que, juntamente com a prefeita, trouxeram soluções para a Zona Rural, em especial os distritos representados na reunião. Os vereadores Marlon Siqueira, Pardal e Julinho Rossignoli também estiveram presentes.

Durante a reunião, a prefeita ressaltou o seu compromisso com as demandas da Zona Rural. “Meu objetivo aqui é ouvir vocês e trazer soluções para as comunidades que aqui estão presentes. Vamos garantir saúde, transporte coletivo, melhorias nas estradas vicinais e vamos trazer iluminação em LED para a Zona Rural. Agora temos o Isalino, que vai registrar os pedidos de vocês nos distritos e vai fazer a interlocução dos moradores locais com a Prefeitura de Juiz de Fora”.
 

Estradas vicinais
 

O secretário de Obras (SO), Lincoln Santos Lima, ressaltou a atuação do Programa Boniteza nas zonas rurais em 2021 com a realização de 17 ações de patrolamento, lançamento de escória para melhorias nas estradas, iluminação da praça, manutenção de pontes, entre outros serviços, e destacou que a PJF vai continuar trabalhando nestas áreas. “Nós vamos trabalhar da forma correta e vamos contratar serviços para melhorias de forma definitiva da qualidade das estradas vicinais e o Isalino vai nos auxiliar na fiscalização destes trabalhos”.
 

Transporte coletivo
 

O secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, reforçou que a Prefeitura de Juiz de Fora vai continuar fiscalizando os serviços de transporte coletivo nos distritos. “Vamos fiscalizar e dar os encaminhamentos necessários para resolver os problemas de horários e de falta de ônibus em Rosário de Minas e demais distritos da região. Esse é um compromisso da nossa gestão”.
 

Apoio aos produtores da região
 

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabíola Paulino da Silva, ressaltou as ações que estão sendo feitas e elaboradas para apoio aos produtores e fomento da agricultura familiar. “Rosário de Minas é o campeão na participação de agricultura e um importante parceiro no Comida Boa, com produção de leite, mel, hortaliças e outros produtos. Temos concentrado nossos esforços para tornar todo o atendimento público e democrático e vamos lançar o Programa Caminhos da Produção, que em breve será anunciado para fortalecer a produção rural”.

Margarida reforçou o compromisso de sua gestão com os produtores rurais. “Vamos destinar a produção da agricultura familiar para as escolas, creches, associações de pessoas idosas, restaurante popular e outros espaços que vão receber comida de qualidade proveniente da agricultura dos nossos distritos”.
 

Visitas semanais
 

Além das visitas nos distritos de Torreões e Rosário de Minas, estão sendo agendadas novas visitas na Zona Rural para as próximas semanas.