Com a publicação da Nota Informativa 31, da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora está, a partir desta segunda-feira, 6, na Faixa Amarela do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, “Juiz de Fora pela Vida”.
Baseada em um conjunto de indicadores propostos pelo Guia Orientador publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a publicação classifica o município em “risco baixo”, com 5 pontos.O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, coordenador do “Juiz de Fora pela Vida”, destaca que o êxito da vacinação e da expansão dos leitos têm contribuído para os resultados positivos.
Em relação à semana anterior, houve melhora no indicador “Previsão de esgotamento de leitos de UTI” (de 34 dias, na semana anterior, para 36 dias, na presente semana).
Já a “Variação do número de óbitos por Covid” foi de 100% para -25%, respectivamente, impactando o resultado.A “Taxa de ocupação de leitos UTI adulto” permaneceu 63% nas duas semanas. Já a “Taxa de ocupação de leitos clínicos” teve ligeiro aumento, de 63% para 65%. A “Variação do número de casos confirmados de Covid-19”, que foi de 43% na semana anterior, foi de 2% nesta semana; e a “Taxa de positividade para Covid19”, de 23 para 28%: “Um motivo de preocupação, que, neste momento, não afetou o resultado geral.”, alerta Ignacio. “Há sinais de expansão, conquanto, moderada da contaminação.
É importante que a população continue alerta, seguindo os protocolos de biossegurança, para evitar retrocessos. A Secretaria da Saúde e o Programa Juiz de Fora pela Vida seguem monitorando a incidência da Variante Delta na cidade.”Informações completas no site da prefeitura de JF.