Uma equipe da Guarda Municipal fazia em ronda na região central, no fim da tarde desta terça-feira, 1º, quando foi acionada por populares, na altura da Praça do Riachuelo. Eles pediam apoio para socorro a uma jovem que se encontrava em crise convulsiva no ponto de ônibus da Rio Branco, em frente à praça. Os guardas fizeram os primeiros procedimentos e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), que compareceu ao local, prestando os demais cuidados médicos.

A grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal conta com a disciplina “Socorrismo”. Cada integrante passou por abordagem teórica e prática, em treinamento voltado ao atendimento imediato de situações de emergência cotidianas, a fim de proporcionar noções mínimas de condução de casos confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas. Frequentemente, a corporação retorna à sala de aula, em processo de capacitação contínua, em que revê conteúdos da área de saúde, dentre outros.




A Guarda Municipal é órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cuja atuação se estende para além da proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. É comum para a corporação atuar em socorro a vítimas de acidentes em via pública, pessoas que sofrem algum mal súbito ou se encontram desorientadas. O cidadão reconhece no guarda uniformizado alguém a quem pode recorrer, em busca de ajuda nas situações de emergência.