O Estado do Rio de Janeiro apoia da retomada da operação de navios de cruzeiro em suas cidades a partir de novembro deste ano. A informação é da coluna Radar, da Revista Veja

De acordo com publicação assinada por Lucas Vettorazzo, o governo estadual enviou uma carta ao Ministério do Turismo no último dia 16, posicionando-se a favor da temporada 2021/2022. 




Em sua capital, o Rio de Janeiro conta com o segundo principal porto para cruzeiros do país. Ficando atrás apenas de Santos, o terminal de passageiros do Pier Mauá é ponto de partida para diversos roteiros e também escala em cruzeiros internacionais. 

O Rio de Janeiro ainda recebe cruzeiros em outras cidades, como Búzios, Ilha Grande e Cabo Frio. 




Com o primeiro navio chegando no dia 31 de outubro, a próxima temporada de cruzeiros deve contar com sete navios mas ainda depende de autorização do governo federal.

A operação de passageiros de cruzeiro em portos brasileiro está suspensa, após recomendação do governo federal publicada pouco após o começo da pandemia de COVID-19. 




Também de acordo com a Radar, as empresas de cruzeiro estão se reunindo com os ministérios da Saúde e do Turismo, além da Anvisa para definir os parâmetros operacionais para a próxima estação.