A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulga o calendário de vacinação da próxima semana, que contempla as idades entre 22 e 21 anos.

Pessoas com 22 anos nascidas entre janeiro e abril podem receber sua primeira dose de vacina contra o coronavírus nesta próxima segunda-feira, dia 16. Na terça-feira, 17, é a vez das pessoas com 22 anos que nasceram entre os meses de maio e agosto, enquanto que na quarta-feira, 18, a vacinação é destinada para as pessoas com 22 anos nascidas de setembro a dezembro.




Já a partir de quinta-feira, 19, acontece a aplicação da primeira dose para os jovens de 21 anos nascidos entre janeiro e abril; na sexta-feira, 20, para pessoas com 21 anos nascidos entre maio e agosto; por fim, no sábado, 21, para todos aqueles com 21 anos nascidos entre os meses de setembro e dezembro.

As pessoas na faixa etária a serem imunizadas podem buscar pela dose inicial no Sesc Juiz de Fora e Sport Club JF, das 8h às 16h em ambos os locais, e nas UBSs dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, São Pedro, Vila Ideal, Milho Branco, Progresso, Santa Cecília e Bandeirantes das 8h às 11h e das 13h às 16h.




Grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas no Sesc, no Sport e nas UBSs. Idosos com 60 anos ou mais, além destes locais, podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h. As segundas doses de Coronavac, durante a próxima semana, estarão disponíveis apenas no Sport, e as segundas doses de Pfizer seguem disponibilizadas normalmente, enquanto a aplicação de AstraZeneca foi suspensa pelo baixo número de doses enviadas do imunizante ao município nas últimas remessas.

Aplicação de segundas doses de AstraZeneca é interrompida




O município não possui, no momento, mais imunizantes da AstraZeneca para aplicação de segundas doses devido à falta de entregas das vacinas por parte do Ministério da Saúde (MS). Infelizmente, esse é um problema recorrente em todo o país, e diversas cidades também tiveram que suspender a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, como Niterói, Volta Redonda, Bauru, Praia Grande, dentre outros municípios que sofrem com o desabastecimento desse imunizante. A aplicação de segunda dose com Coronavac e Pfizer, bem como o calendário da primeira dose, seguem normalmente, conforme divulgado previamente pela PJF.

Documentação Necessária para vacinação




A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão se vacinar por idade levarem originais e cópias, de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem deseja ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF.

Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.




Fique atento

Quem se vacinou contra Influenza e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 15 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.




Confira o calendário de imunização da próxima segunda-feira, 16:

Grávidas, Puérperas e lactantes em (até 6 meses de pós-parto) que tenham 18 anos ou mais
Sesc Juiz de Fora e Sport Club, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 10 UBSs, das 8h às 11 e de 13h às 16h.

Primeira dose de pessoas de 22 anos nascidas entre janeiro e abril
Sesc e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e nas 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Segundas doses de Coronavac para pessoas com data de retorno prevista no cartão para o dia 16 de agosto ou data anterior
Sport Club, das 8h às 16h

Segundas doses de Pfizer para pessoas com data de retorno prevista no cartão para o dia 16 de agosto ou data anterior

Sesc e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e nas 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Endereços dos locais de vacinação:

Sesc Juiz de Fora
Rua Oswaldo Aranha, 109

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, no Centro

As UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Nossa Senhora de Lourdes , Rua Inácio Gama, 813;
UBS Benfica, Rua Guararapes , 106;
UBS Nossa Senhora Aparecida , Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;
UBS Nossa Senhora das Graças , Rua Queluz, 72
UBS Santa Luzia , Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro , Rua João Lourenço Kelmer, 1.433;
UBS Vila Ideal , Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso, Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília, Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes, Rua Laurindo Nocelli, nº 100

Confira como fica a vacinação:

Segunda-feira, 16: 22 anos nascidos entre janeiro e abril
Terça-feira, 17: 22 anos nascidos entre maio e agosto
Quarta-feira, 18: 22 anos nascidos entre setembro e dezembro
Quinta-feira, 19: 21 anos nascidos entre janeiro e abril
Sexta-feira, 20: 21 anos nascidos entre maio e agosto
Sábado, 21: 21 anos nascidos entre setembro e dezembro