Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Minas Gerais

Minas Gerais amplia serviços digitais e UAIs em 2025

JF Informa 9 de dezembro de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Governo inaugura a segunda Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Juiz de Fora

Foto; Seplag / Divulgação

-Continua após a publicidade-

O Governo de Minas aproxima ainda mais os cidadãos dos serviços públicos em 2025. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) implantou 60 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em todo o estado. Além disso, a população pode acessar cerca de 800 serviços totalmente online por portais e aplicativos.

O Índice de Transformação Digital dos serviços estaduais subiu de 48%, em 2018, para 86% em 2025. Isso significa que a maioria das etapas dos serviços agora os cidadãos conseguem realizar de forma online.

Conectividade e inclusão digital

O programa Alô, Minas! ampliou o acesso à telefonia móvel e à internet em áreas rurais. Atualmente, mais de 150 localidades contam com o serviço, beneficiando cerca de 110 mil pessoas. Até 2026, o governo vai instalar 39 novas antenas para alcançar ainda mais moradores.

-Continua após a publicidade-

No distrito de Carneiros, em São Gonçalo do Sapucaí, Marinda Justino Silva relata a mudança. Agora, ela consegue conversar com os filhos, fazer pagamentos e estudar online. Ela conta que ter internet e telefone funcionando transformou a rotina da família.

UAIs e atendimento presencial

O Sul de Minas conta com 12 UAIs em operação, incluindo a UAI Camanducaia, 60ª unidade inaugurada. Em 2025, o governo abriu sete novas unidades. Dessas, três são em parceria público-privada e três provisórias em cidades que ainda aguardam UAIs definitivas.

Segundo a secretária Silvia Listgarten, “Ampliamos a rede de UAIs, digitalizamos serviços e aproximamos o governo das pessoas. Queremos que cada mineiro resolva sua vida com mais simplicidade, rapidez e segurança.”

-Continua após a publicidade-

Nas UAIs, os cidadãos encontram serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, atendimentos de trânsito e outros órgãos estaduais. Além disso, a capacidade diária para emissão da CIN aumentou de 10 mil para 15 mil atendimentos em 2025.

Serviços totalmente digitais

No Portal MG, os mineiros podem acessar mais de 800 serviços online. Por exemplo, é possível solicitar a 2ª via de certidão de nascimento, emitir o CRLV Digital, consultar débitos tributários e acompanhar o Boletim Escolar Digital dos filhos. Para empresas, o portal oferece consultas de viabilidade, envio de atos digitais e emissão de certidões sem necessidade de documentos físicos.

O MG App reúne mais de 200 serviços, permite agendar atendimentos nas UAIs e já foi instalado em 7,4 milhões de celulares. Somente em 2025, mais de 1,9 milhão de agendamentos para emissão da CIN foram realizados pelo aplicativo. Dessa forma, a população consegue resolver suas demandas de maneira prática e rápida, sem precisar se deslocar.

-Continua após a publicidade-

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Cantata de Natal retorna ao Parque do Museu Mariano Procópio
Next: Trem de Natal da MRS passa por Juiz de Fora nesta quarta-feira

relacionado

Exportações do agronegócio de Minas Gerais somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre
  • Minas Gerais

Exportações do agronegócio de Minas Gerais somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre

Davi Dias 27 de abril de 2026
PRF registra 119 sinistros e 17 mortes durante o feriado de Tiradentes em MG
  • Acidente de Trânsito
  • Minas Gerais

PRF registra 119 sinistros e 17 mortes durante o feriado de Tiradentes em MG

Davi Dias 23 de abril de 2026
Homem é autuado após desmate e exploração irregular de vegetação nativa em MG
  • Minas Gerais

Homem é autuado após desmate e exploração irregular de vegetação nativa em MG

Davi Dias 22 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d