Foto: Reprodução
Um vídeo de câmeras do Motel Antaris, às margens da Rodovia União Indústria, em Juiz de Fora, mostra um caminhão derramando um líquido na pista minutos antes do acidente envolvendo um ônibus urbano e outro caminhão, na manhã desta sexta-feira (24 de outubro).
Pista escorregadia pode ter provocado o acidente
O Corpo de Bombeiros relatou que a pista estava escorregadia e apresentava manchas, possivelmente pelo material derramado. Segundo o motorista do ônibus da linha 301, o veículo perdeu aderência, o que pode ter causado a colisão.
Contexto do acidente
Cerca de 20 pessoas ficaram feridas, segundo informações iniciais. O Consórcio Via JF enviou equipes técnicas e operacionais para acompanhar a ocorrência e prestar assistência.
O trânsito na região permanece interditado nos dois sentidos. As linhas que atendem ao bairro Retiro estão sendo desviadas pelo bairro Santo Antônio, usando a Alameda Ilva Mello Reis como rota alternativa.
Investigação em andamento
As autoridades investigam as causas do acidente. O vídeo do motel será encaminhado para ajudar na apuração da responsabilidade pelo derramamento do líquido e esclarecer as circunstâncias da colisão.
Nota do Consórcio Via JF
Em nota divulgada no fim da manhã, o Consórcio Via JF, responsável pelo coletivo envolvido no acidente, esclareceu o fato:
“NOTA OFICIAL – CONSÓRCIO VIA JF ESCLARECE
O Consórcio VIA JF informa que, na manhã desta sexta-feira (24), um ônibus urbano da linha 301 (Usina Quatro) se envolveu em uma colisão com uma carreta na Estrada União e Indústria, em Juiz de Fora.
De acordo com as verificações preliminares das equipes técnicas e operacionais do Consórcio, o tacógrafo do veículo registrava velocidade de 60 km/h no momento do impacto, dentro dos limites permitidos para o trecho.
Imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades indicam que, momentos antes do acidente, um caminhão derramou líquido viscoso e de odor forte na pista, possivelmente óleo ou resíduo industrial, em uma curva acentuada. Tal fator pode ter contribuído para a perda de aderência e a consequente ocorrência do acidente.
Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros e do SAMU, cerca de 13 pessoas ficaram feridas, sendo 10 encaminhadas para unidades hospitalares e 3 atendidas e liberadas no local. Nenhuma vítima apresentou quadro de gravidade extrema.
As equipes técnicas, operacionais e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Consórcio VIA JF estiveram no local desde os primeiros instantes, acompanhando o atendimento e colaborando com as autoridades competentes presentes.
O Consórcio VIA JF reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e o atendimento humanizado a passageiros e colaboradores, mantendo acompanhamento integral do caso e apoiando as ações de apuração e reparo da via.
Além disso, o Consórcio irá contribuir com toda a apuração e análise necessárias para o completo esclarecimento das circunstâncias do acidente, colocando-se à disposição das autoridades responsáveis.
Juiz de Fora, 24 de outubro de 2025
Consórcio VIA JF”
Confira o vídeo:
O JF Informa segue acompanhando o caso e trará atualizações assim que houver confirmações oficiais.