Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

China mira Juiz de Fora para futuras parcerias econômicas

João G. 6 de agosto de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
China mira Juiz de Fora para futuras parcerias econômicas

Foto: Divulgação / Prefeitura

-Continua após a publicidade-

Juiz de Fora deu um passo estratégico rumo à internacionalização da economia local. Nesta semana, a cidade recebeu Charles Andrew Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), que veio prospectar parcerias com municípios brasileiros. Essa foi a primeira vez que Tang visitou uma cidade mineira em caráter oficial.

A comitiva da Câmara Brasil-China se reuniu com a prefeita Margarida Salomão, o vice-prefeito Marcelo Detoni e diversos secretários municipais. Além disso, eles participaram de um encontro com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACEJF). Durante as conversas, Tang apresentou propostas concretas para estreitar os laços econômicos entre Juiz de Fora e a China.

Parceria entre cidades pode abrir portas para investimentos

Entre os pontos principais da reunião, surgiu a proposta de firmar um acordo de “cidades-irmãs”. Esse modelo de parceria, segundo Tang, poderia facilitar o intercâmbio comercial, tecnológico e cultural. Ele sugeriu duas cidades chinesas como possíveis parceiras: Moutai, famosa pela produção da bebida homônima, e outra com cerca de cinco milhões de habitantes.

-Continua após a publicidade-

“Juiz de Fora tem um perfil dinâmico e uma liderança comprometida. Por isso, atrair investimentos chineses se torna muito mais viável”, afirmou Tang. Ainda de acordo com ele, as tratativas iniciais já indicam interesse real por parte das cidades chinesas mencionadas.

Microtratores e agronegócio estão no radar

Além das relações institucionais, a visita também avançou sobre negócios práticos. Um dos projetos em análise envolve a instalação de uma fábrica de microtratores. Esses equipamentos, portanto, podem ser usados tanto na zona rural quanto para pequenas entregas urbanas. “Ele já vem com carreta e pode ser utilizado como uma caminhonete”, explicou Tang.

Esse tipo de iniciativa, segundo o visitante, dialoga diretamente com o potencial agrícola e industrial da cidade. Dessa forma, a perspectiva de uma cooperação mais próxima com empresas chinesas ganha força.

-Continua após a publicidade-

Prefeitura aposta na internacionalização da economia

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, acompanhou toda a agenda. Para ele, a visita reforça o processo de internacionalização em curso. “Juiz de Fora já se destaca por sua capacidade produtiva, inovação e excelência acadêmica. Assim, atrair atenção internacional se torna um caminho natural”, afirmou.

Delgado destacou ainda a atuação da Câmara Intersecretarial de Relações Internacionais (CONEXIS), que vem estruturando ações para fortalecer a presença da cidade em redes e agendas globais. Como resultado, a cidade já começa a colher frutos desse esforço.

Programação incluiu visitas e palestra com empresários

A agenda da comitiva foi extensa. Além do encontro com a prefeita, Tang visitou o Moinho e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), além de empresas dos setores alimentício, metal-mecânico, papel e papelão e têxtil. À noite, cerca de cem empresários participaram da palestra do presidente da CCIBC na ACEJF.

-Continua após a publicidade-

Durante a apresentação, Tang detalhou oportunidades de negócios com a China e defendeu mais integração entre Juiz de Fora e o país asiático. Já na manhã seguinte, ele seguiu para o Distrito Industrial, onde conversou com empreendedores que demonstraram interesse em expandir suas atividades por meio de parcerias com o mercado chinês.

Quem é Charles Andrew Tang?

O presidente da CCIBC também comanda a Câmara Paraguai-China. Graduado pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, ele integra instituições como o World Policy Institute (Nova York), o Instituto Fernand Braudel (São Paulo) e o Center for China and Globalization (Pequim).

Ao longo da carreira, publicou textos em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, The Economist e China Daily. Além disso, foi pioneiro na introdução de empresas de leasing no Brasil e na Espanha. Em seu livro Aliança Brasil-China – Uma Estratégia para a Prosperidade, ele defende que a cooperação entre os dois países pode gerar benefícios duradouros.

-Continua após a publicidade-

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Mart Minas abre vaga de operador de empilhadeira em JF
Next: Victory Suites abre vaga para cozinheiro em Juiz de Fora

relacionado

ambulância SAMU 3 - por welison
  • Acidente de Trânsito
  • Juiz de Fora

Motociclista de 20 anos fica ferido após colisão com carro na Rua Mariano Procópio, em Juiz de Fora

Davi Dias 6 de março de 2026
Viatura do SAMU - por Davi Dias
  • Acidente de Trânsito
  • Juiz de Fora

Acidente na Avenida Itamar Franco deixa motociclista ferida em Juiz de Fora

Davi Dias 6 de março de 2026
Nova linha de ônibus começa a operar no Graminha com trajeto alternativo pela União Indústria
  • Juiz de Fora
  • Transporte

Nova linha de ônibus começa a operar no Graminha com trajeto alternativo pela União Indústria

Davi Dias 5 de março de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d