Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Minas Gerais

Ministério Público condena 46 facções por crimes na Zona da Mata

João G. 10 de junho de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Fachada Procon-MG - MPMG

Foto: MPMG

-Continua após a publicidade-

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou novos resultados das operações Start Over e Hands On. Desde abril de 2021, o Gaeco da Zona da Mata e as Promotorias de São João Nepomuceno investigam e desmantelam grupos criminosos que agem entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Até agora, 46 criminosos receberam condenações que ultrapassam 466 anos de prisão.

Durante a ofensiva, os promotores miraram facções envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas. Para enfraquecer as estruturas criminosas, as forças de segurança cumpriram 71 mandados de prisão e 64 de busca e apreensão ainda em abril de 2021. Mais de 500 policiais civis, militares e rodoviários federais atuaram em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A operação atingiu o centro das organizações, especialmente em São João Nepomuceno, onde as facções disputavam território de forma violenta. No entanto, os criminosos também mantinham vínculos com Juiz de Fora, Rochedo de Minas, Descoberto, Mar de Espanha, Rio Novo, entre outras cidades. Conforme os dados levantados, a guerra entre grupos rivais provocou 22 homicídios e 29 tentativas de assassinato em São João Nepomuceno entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021.

-Continua após a publicidade-

Ao longo de cinco fases, os promotores identificaram e prenderam todos os foragidos, além de capturar outros integrantes descobertos durante as investigações. Segundo a Sedic, a repressão ao crime organizado impactou diretamente a segurança pública. A queda nos índices de violência e a retomada de festas populares comprovam essa melhora. Famílias voltaram a frequentar eventos locais após anos de medo e insegurança.

Além disso, o MPMG mantém o acompanhamento dos processos judiciais e reafirma o compromisso com o enfrentamento permanente ao crime organizado.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: City of Break retorna a JF com batalhas de breaking, rap e DJs
Next: Mulher e filho são atropelados por bicicleta motorizada em JF

relacionado

Exportações do agronegócio de Minas Gerais somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre
  • Minas Gerais

Exportações do agronegócio de Minas Gerais somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre

Davi Dias 27 de abril de 2026
PRF registra 119 sinistros e 17 mortes durante o feriado de Tiradentes em MG
  • Acidente de Trânsito
  • Minas Gerais

PRF registra 119 sinistros e 17 mortes durante o feriado de Tiradentes em MG

Davi Dias 23 de abril de 2026
Homem é autuado após desmate e exploração irregular de vegetação nativa em MG
  • Minas Gerais

Homem é autuado após desmate e exploração irregular de vegetação nativa em MG

Davi Dias 22 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d