Foto: Freepik
Na sexta-feira (16 de maio), a Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu um projeto de lei que pode tornar obrigatória a presença de vigilantes armados em todas as escolas da rede municipal. Para entrar em vigor, a proposta precisa passar pela aprovação dos vereadores e pela sanção da prefeita.
Segurança reforçada para alunos e funcionários
Roberta Lopes (PL), autora da proposta, destaca a necessidade de proteger crianças e adolescentes nas escolas. Ela afirma que o ambiente escolar deve garantir total segurança para o aprendizado. “Não podemos ignorar os ataques que acontecem em escolas pelo Brasil e no mundo”, explicou.
Câmeras e plano de emergência para prevenção
O projeto determina a instalação de câmeras em entradas, pátios e salas de aula, que armazenarão as imagens por pelo menos 60 dias para aumentar o monitoramento da rede municipal.
Além disso, cada escola deve criar um plano de emergência com protocolos claros para identificar riscos, agir rapidamente e definir rotas de fuga. A comunidade escolar passará por treinamentos mensais teóricos e práticos, além de simulações surpresa a cada seis meses.
JF Informa – Notícias de Juiz de Fora e região