Foto: Corpo de Bombeiros
Na manhã desta segunda-feira (19 de maio), um micro-ônibus da linha 300 – Campo Alegre capotou e caiu em um barranco na Rua João Duarte da Silveira, no bairro Niterói, Zona Sudeste de Juiz de Fora. O acidente ocorreu por volta das 11h04, em um trecho de estrada de terra, próximo ao Motel Miragem.
Como o acidente com o micro-ônibus ocorreu
O motorista contou que trafegava próximo à beira da via quando perdeu a estabilidade e tombou. Oito pessoas ficaram feridas: três homens, duas mulheres e três crianças. Algumas vítimas saíram do ônibus antes do socorro chegar.
Resgate e segurança no local
Devido ao difícil acesso, os bombeiros usaram técnicas de rapel para alcançar o veículo. Durante o resgate, uma cobra cascavel entrou no micro-ônibus. Por isso, a equipe removeu o animal com segurança e prosseguiu no atendimento.
Estado de saúde das vítimas
O motorista, de 49 anos, sofreu fratura na coxa direita e traumatismo cranioencefálico (TCE). Ele ficou preso nas ferragens, mas os bombeiros o resgataram e o levaram para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS).
Uma mulher, cuja idade não foi informada, também ficou presa nas ferragens e tem possível fratura no quadril. Ela está estável e recebeu atendimento no HPS. O filho dela, um menino de cerca de 8 anos, sofreu luxação no braço e foi encaminhado para o hospital.
Além disso, uma mãe e dois filhos, com idades de 6 e 10 anos, apresentaram escoriações leves. Eles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte). A mãe sofreu TCE e chegou a perder a consciência durante o acidente.
Outro homem ficou preso nas ferragens e apresentava sangramento abdominal. A equipe médica o socorreu e o encaminhou ao HPS. Um passageiro sofreu TCE, cervicalgia e dorsalgia. Embora estivesse hipotenso, ele permaneceu consciente e recebeu atendimento hospitalar.
Por fim, um menino de aproximadamente 10 anos teve ferimento no queixo e foi levado para o Pronto Atendimento Infantil (PAI). Um dos meninos de 10 anos saiu do ônibus e pediu ajuda.
O Consórcio Via JF, responsável pelo transporte coletivo da cidade, enviou equipes do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para acompanhar o atendimento. A empresa informou que divulgará uma nota oficial assim que concluir a apuração dos fatos.
Além dos bombeiros e do SAMU, a Polícia Militar, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e a Polícia Civil deram suporte à ocorrência. A Polícia Civil realizará a perícia do acidente.