Foto: Agência Brasil
O governo federal dá início, na próxima segunda-feira (14 de Abril), a uma grande campanha de vacinação voltada a estudantes de até 15 anos. Mais de 110 mil escolas públicas receberão a ação, que alcançará quase 30 milhões de alunos em 5,5 mil municípios.
Além de proteger contra doenças, a campanha busca aumentar a confiança da população nas vacinas.
Anúncio foi feito em rede nacional sobre a vacinação para estudantes
Na noite desta sexta-feira (11 de Abril), os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) apresentaram os detalhes da campanha em pronunciamento oficial.
— O Brasil está dando a volta por cima — afirmou Padilha. — Vamos, de novo, ser campeões mundiais em vacinação.
Por isso, a ação vai mobilizar profissionais da saúde e da educação por duas semanas, em uma articulação direta com os governos estaduais e municipais.
Vacinação ocorrerá nas escolas
Durante o período da campanha, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) irão até as escolas para aplicar os imunizantes. No entanto, em algumas situações, os estudantes serão levados até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Apesar da logística variada, a vacinação depende do consentimento dos pais ou responsáveis. Por esse motivo, a comunicação entre escolas e famílias será fundamental.
Vacinas seguem faixas etárias específicas dos estudantes
De acordo com o Ministério da Saúde, os imunizantes serão distribuídos conforme a idade:
🔹 Até 5 anos
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tríplice bacteriana
🔹 De 5 a 15 anos
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tríplice bacteriana
- Meningite
- HPV
Além disso, os municípios poderão adaptar os dias de vacinação conforme sua estrutura local.
Caderneta Digital facilita o acompanhamento
Uma das novidades da campanha é a Caderneta de Vacinação Digital, disponível para celulares. Com ela, os pais poderão verificar o histórico vacinal dos filhos e receber alertas automáticos sobre novas doses.
— Com a Caderneta, o controle fica na palma da mão — disse Padilha. — Isso facilita o acompanhamento e fortalece o cuidado com a saúde.
Além disso, o aplicativo permite registrar informações de consultas e exames, ajudando na organização da rotina médica familiar.
Mobilização nacional envolve todos os entes
Segundo Camilo Santana, o sucesso da campanha exige união entre os diferentes níveis de governo.
— O Governo Federal está mobilizado, mas só vamos alcançar todos os estudantes com a força dos estados e municípios — declarou.
Por fim, o ministro reforçou que vacinar é proteger o futuro. Dessa forma, ele convocou famílias, escolas e profissionais a se engajarem nessa missão.