Foto: PJF
A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, realizou uma ação especial do Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral (PMNEO) na última quarta-feira (9 de Abril). A atividade integrou a programação da Semana do Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril.
A iniciativa, conduzida pelos estagiários do programa, reforçou o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar. Durante a ação, os participantes receberam materiais educativos sobre nutrição e hábitos saudáveis. Além disso, puderam saborear uma salada de frutas nutritiva. Também aprenderam receitas práticas, com ingredientes acessíveis, facilmente encontrados nas feiras e supermercados locais.
Conscientização para uma vida mais saudável
O Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem como objetivo ampliar a conscientização sobre temas essenciais à qualidade de vida. Por isso, a ação do PMNEO buscou reforçar a importância da alimentação equilibrada e das escolhas saudáveis no dia a dia.
Nesse sentido, a atividade não apenas ofereceu informação, mas também incentivou a prática. Assim, os participantes tiveram contato direto com alimentos naturais e acessíveis, fortalecendo a relação entre teoria e prática alimentar.
PMNEO oferece suporte contínuo de nutrição
Atualmente, o PMNEO atende cerca de 1.300 pacientes com necessidades nutricionais especiais. O programa fornece dietas e suplementos para uso oral ou enteral. Além disso, oferece acompanhamento técnico por tempo indeterminado, conforme a demanda de cada paciente.
Para ingressar no programa, a família deve comprovar renda bruta de até três salários mínimos. A avaliação acontece por meio de entrevista socioeconômica e análise documental. O encaminhamento pode ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais ou instituições de assistência social.
O atendimento do programa ocorre na Rua Halfeld, 1400, 1º andar. Dessa forma, o acesso ao serviço se mantém centralizado e facilitado.