As autoridades dos Estados Unidos prenderam e deportaram para o Brasil, no dia 28 de março, um homem de 39 anos acusado de homicídio em São Domingos das Dores, no Vale do Rio Doce de Minas Gerais. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) havia solicitado a inclusão do nome dele na Difusão Vermelha da Interpol, permitindo assim sua captura internacional.
Após a prisão nos EUA, agentes o conduziram à delegacia de capturas em Fortaleza (CE). Em seguida, a Justiça determinou sua transferência para Minas Gerais, onde ele responderá ao processo criminal.
Crime cometido com extrema violência
Segundo as investigações, o homem e outro comparsa cometeram o assassinato em 2020 com requintes de crueldade. Antes de executarem a vítima a tiros, colocaram-na no porta-malas do próprio carro e a levaram até um local isolado. O MPMG classificou o crime como motivado por razão torpe, com uso de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Além disso, o acusado permaneceu foragido durante toda a instrução criminal, o que levou a Justiça a suspender o andamento do processo e a contagem do prazo prescricional. Dessa forma, a inclusão do nome dele na lista da Interpol foi essencial para sua captura.
Processo e possível pena
O processo contra o acusado tramita na comarca de Inhapim. Agora, com sua prisão, a Justiça retomará os trâmites legais. Caso seja condenado, ele poderá cumprir entre 12 e 30 anos de prisão em regime fechado.
O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, responsável pelo pedido de Difusão Vermelha e Extradição, destacou a importância dessa prisão. Para ele, a captura representa um avanço no combate à impunidade e aos crimes violentos.