A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, nesta segunda-feira (24 de Março), a distribuição de 640 mil doses da vacina contra a Influenza. O imunizante, enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), está sendo encaminhado para as Unidades Regionais de Saúde. A expectativa é que toda a distribuição seja concluída até o dia 28 de março. Dessa forma, os municípios poderão se preparar para o início oficial da campanha, previsto para 7 de abril.
Distribuição rápida garante início da campanha no prazo
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a agilidade no repasse das doses é essencial. “Com a chegada das vacinas, garantimos que os municípios tenham tempo suficiente para estruturar suas ações e começar a vacinação na data prevista”, afirmou.
A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser aplicada junto a outros imunizantes do calendário nacional. Além disso, uma das principais novidades deste ano é a inclusão permanente da vacina contra a Influenza no PNI. Com isso, o público prioritário poderá se imunizar durante todo o ano nas unidades do SUS.
Dia D de vacinação e meta de cobertura
O Dia D de mobilização nacional está agendado para 10 de maio. O objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que equivale a 9,4 milhões de mineiros. Para a primeira fase da campanha, o Ministério da Saúde enviou doses suficientes para cobrir 6,9% dessa população. No entanto, novas remessas estão previstas ao longo dos próximos meses.
Quem deve se vacinar contra a Influenza?
Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos acima de 60 anos
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com doenças crônicas
- Trabalhadores da saúde
- Professores e outros profissionais essenciais
A importância da vacinação contra influenza
A execução da campanha será responsabilidade das prefeituras, que definirão os pontos de vacinação e a logística de atendimento. O secretário Fábio Baccheretti reforçou a importância da adesão da população.
“A vacinação não só protege cada indivíduo, mas também evita complicações graves e reduz a pressão sobre os hospitais. Por isso, convocamos todos os elegíveis a procurarem as unidades de saúde e se imunizarem o quanto antes”, ressaltou.