Foto: Agência Brasil
A Receita Federal realizará, nesta sexta-feira (28), o pagamento do lote residual da malha fina do Imposto de Renda. No total, 105.919 contribuintes regularizaram suas pendências fiscais e agora receberão R$ 314,38 milhões. Além disso, esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Quem recebe a restituição?
Entre os beneficiados, a Receita Federal destinará R$ 211,85 milhões a contribuintes com prioridade no reembolso. O maior grupo, formado por 60.333 pessoas, utilizou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou escolheu a declaração pré-preenchida. Desde 2023, essa opção assegura prioridade no pagamento.
As demais categorias prioritárias incluem:
- 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 4.272 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 3.159 idosos acima de 80 anos;
- 2.505 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.
Além desses grupos, 18.047 contribuintes que regularizaram pendências, mas não se encaixam nas categorias acima, também receberão a restituição.
Como consultar o pagamento?
A consulta ao lote de restituição está disponível desde o último dia 21. Os contribuintes podem verificar sua situação no site da Receita Federal. Para isso, basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar a Restituição”. Além disso, o procedimento está acessível pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Como será feito o pagamento?
O depósito da restituição ocorrerá diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Se o valor não for creditado devido à conta desativada, o Banco do Brasil manterá os valores disponíveis para resgate por até um ano. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária por meio do Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco.
Caso o contribuinte não resgate a restituição dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.