O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de “Perigo” para Juiz de Fora devido à previsão de chuvas intensas.
O aviso começa a valer às 10h desta quinta-feira (30 de janeiro) e seguirá até as 10h de sábado (1º de fevereiro).
Durante o período, são esperadas precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. O alerta indica risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e possíveis cortes no fornecimento de energia elétrica.
Recomendações do INMET
Para minimizar riscos, o INMET recomenda:
- Evitar se abrigar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;
- Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A população deve acompanhar atualizações e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do INMET.