Nesta sexta-feira (1º de novembro), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o edital do Programa de Intercâmbio da Graduação (Piigrad) 2025.
O programa oferece 158 vagas em 72 instituições de ensino superior espalhadas por 16 países. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de novembro pelo sistema Siga.
Podem se candidatar estudantes de graduação da UFJF que estejam regularmente matriculados, tenham completado ao menos 20% do curso e possuam Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60. Além disso, os candidatos devem cumprir todos os requisitos específicos das instituições estrangeiras. Será exigido certificado de proficiência no nível B1 em Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou Alemão. Apenas os candidatos interessados em estudar em Portugal estão isentos dessa exigência. Algumas instituições podem exigir níveis superiores de proficiência.
A seleção será dividida em duas etapas. A primeira, eliminatória e classificatória, avaliará o rendimento acadêmico e a proficiência em língua estrangeira, com pontuação de até 100 pontos.
Na segunda fase, as instituições estrangeiras decidirão se aceitam ou não a nomeação e candidatura dos estudantes classificados.
O resultado geral da seleção será divulgado em 29 de novembro, e o resultado final da primeira etapa será publicado em 10 de dezembro, após o prazo para recursos.
O intercâmbio poderá ter duração de até dois períodos letivos, com início entre julho e outubro de 2025, conforme o calendário da instituição escolhida.
O edital não prevê concessão de bolsas, mas há a possibilidade de chamadas futuras para distribuição de quotas, caso haja disponibilidade orçamentária da UFJF em 2025.
A Diretoria de Relações Internacionais também disponibilizou dois e-books com depoimentos de estudantes que participaram do programa, relatando suas experiências no exterior.