Conta de Luz Cemig

Foto: Cemig

A partir desta terça-feira (1º de outubro), a conta de energia elétrica sofre um aumento significativo devido à ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais elevado do sistema tarifário da Aneel.

O custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos subiu de R$ 4,463 para R$ 7,877, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (27 de setembro).

A mudança ocorre por causa do risco hidrológico, com a redução dos níveis dos reservatórios e o aumento do preço da energia no mercado, causado pelo custo da energia gerada e não contratada.

O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel utiliza as cores verde, amarela e vermelha, sendo a vermelha dividida em patamares 1 e 2.

A bandeira verde, sem custo adicional, estava em vigor por vários meses antes de ser substituída pela bandeira vermelha patamar 1 em setembro.

Segundo a Aneel, o modelo de bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem como objetivo dar maior transparência ao custo da energia elétrica, permitindo que os consumidores façam ajustes no consumo para reduzir o impacto nas contas de luz.