Foto: PJF




A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atingiu a marca de 52.568 cadastros do serviço de alerta de SMS, o que corresponde a 9,24% da população do município. Em 2024, até o momento já foram registrados 15.031 novos cadastrados no serviço de alerta. Um crescimento de 40,04% em relação ao número de cadastros até o mês de setembro de 2023. O objetivo é ampliar o alcance dos alertas meteorológicos.

Dentre os tipos de alertas que podem ser enviados através do SMS, estão incluídos avisos sobre tempestades, risco geológico, baixa umidade do ar, áreas sujeitas a alagamento, onda de calor, onda de frio, entre outros fenômenos meteorológicos que possam representar perigo.




Para receber alertas por SMS

Para receber os alertas no celular, basta enviar uma mensagem de SMS para 40199 com o CEP de seu endereço ou outro local de interesse.

Para receber alerta via aplicativo WhatsApp

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.




Para receber alertas por Telegram

Procure o contato “Defesa Civil Alertas” no aplicativo Telegram, dê um “olá” para o robô (bot) de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.

Para receber alertas pelo Google

Ao fazer qualquer busca no Google relacionada a desastres ou que utilize palavras-chaves sobre o tema, o internauta receberá alertas e informações sobre possíveis áreas afetadas. O mesmo ocorre quando o usuário utiliza o Google Maps em uma área de risco.




A Defesa Civil recomenda que todos façam o cadastro, pois esse canal de comunicação é considerado um importante aliado na prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais. Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf.