Foto: Corpo de Bombeiros
O incêndio em um depósito de recicláveis registrado na manhã desta quarta-feira (6 de maio), em Juiz de Fora, avançou para a fase de rescaldo. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), segue atuando no local, que fica na Rua Tenente Guimarães, no bairro Nova Era.
Operação mobilizou militares e grande estrutura
Desde o acionamento, que ocorreu por volta das 8h40, as equipes atuaram de forma contínua no combate às chamas. Ao todo, 10 militares participaram da ocorrência. Além disso, os bombeiros utilizaram dois caminhões Auto Bomba e duas viaturas leves durante a operação.


Ao mesmo tempo, o trabalho contou com reforço externo. Cinco caminhões-pipa, vinculados ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), apoiaram a ação. Esses veículos vieram das empresas Flora, Mercedes, Nexa, Paraibuna, Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Arcelor. Dessa forma, o volume de água utilizado chegou a aproximadamente 35 mil litros ao longo do combate.
Máquinas ajudaram no controle do fogo
Além dos veículos, as equipes utilizaram maquinário pesado para acessar áreas mais críticas. Duas retroescavadeiras atuaram diretamente no local. Com isso, os bombeiros conseguiram revirar o material reciclável e alcançar focos mais profundos do incêndio.
Atualmente, essa estratégia permite eliminar pontos ainda ativos. Por isso, o uso das máquinas se tornou essencial para evitar que o fogo retorne.
Ocorrência entra na fase final
Neste momento, o incêndio se encontra em fase de rescaldo. Ou seja, as equipes trabalham para extinguir completamente os focos remanescentes. Enquanto isso, os militares seguem monitorando o local para impedir reignições.
Além do combate, o CBMMG informou que adotará medidas administrativas. Entre elas, estão a realização de vistoria técnica, orientações de segurança e autuação para regularização do estabelecimento, conforme prevê a legislação vigente.
Por fim, o Corpo de Bombeiros reforçou o compromisso com a prevenção de desastres, a segurança da população e a preservação da vida.