Foto: Tiago Ciccarini / Sejusp




Aprovados no concurso da Polícia Penal começam a participar de audiência pública de posse, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, finalizando todas as etapas de investidura no cargo. As solenidades seguem até sexta-feira (22/3), no Auditório JK, momento em que os aprovados assinam o ato de posse e escolhem as unidades prisionais de destino, por ordem de classificação no certame.

Duzentas e vinte e cinco mulheres assinaram o termo na quarta-feira (20/3), e duas turmas masculinas assinam o documento nestas quinta e sexta-feira.




O governador Romeu Zema gravou vídeo parabenizando os novos policiais penais.

“Contem com meu total apoio e o da administração estadual para fornecer o suporte necessário ao desempenho de suas funções. Já fizemos muito pelo sistema penitenciário estadual, com investimento recorde em obras e ações para o fortalecimento da Polícia Penal. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Estamos aqui para ajudá-los a alcançar todo o seu potencial e a contribuir para um ambiente cada vez mais seguro nas nossas unidades prisionais”.




Trajetória

A partir da assinatura da posse, os novos policiais estão aptos a iniciar a trajetória profissional no sistema prisional mineiro.




Nesta primeira etapa, tomarão posse 1.136 policiais penais aprovados no concurso público – edital Sejusp 02/2021. O segundo lote de aprovados já foi nomeado e está na fase de realização de perícias médicas. Após a finalização das perícias, uma nova audiência pública será marcada para empossar os profissionais. A terceira e última turma seguirá os mesmos trâmites.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco deu as boas-vindas aos novos policiais penais e fez uma breve contextualização sobre o momento em que vive o sistema prisional mineiro, que está em constante ascensão.




“Entendam a grandeza deste momento. Quem está aqui merece muito fazer parte da Polícia Penal. Buscamos sempre fazer o melhor, mas temos uma estrada a percorrer. O Depen-MG acolhe vocês de portas abertas”, disse.

Ele também relembrou os esforços prestados pela pasta para que a nomeação ocorresse. A homologação do concurso público foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 2/2.




Em seguida, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, apresentou a sua equipe direta e a estrutura do Depen-MG. Todas as divisões administrativas, princípios e valores foram repassados aos recém-efetivados. “A instituição é maior do que todos nós. Tenho certeza de que farão um ótimo trabalho e representarão muito bem o sistema prisional de Minas Gerais, que é um dos melhores do país”, concluiu.

Transparência




Ao fim da cerimônia da audiência pública de posse, os novos profissionais puderam confirmar a escolha do local de lotação de acordo com a ordem de classificação no concurso.

O processo foi feito de forma eletrônica, transparente e com total interação, como prevê o edital.

Um sistema foi desenvolvido para ficar permanentemente projetado em um telão, onde os aprovados puderam acompanhar as vagas disponíveis por Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e por unidade prisional.

Fonte: Agência Minas