Durante uma operação intensa contra organizações criminosas na cidade de Tocantins, situada na microrregião de Ubá e na macrorregião da Zona da Mata, a Polícia Militar prendeu 30 pessoas.
A ação, que teve início em 28 de dezembro de 2023 e se estendeu até esta quinta-feira (7), visava desmantelar grupos envolvidos no tráfico de entorpecentes na região.
Segundo informações da PM, a operação denominada “Malco” foi uma resposta aos recentes episódios de violência, incluindo assassinatos com armas de fogo, que eclodiram na região. A disputa pelo controle territorial do tráfico de drogas tem sido apontada como a principal causa desses confrontos, resultando em pelo menos oito ocorrências de crimes violentos.
Em colaboração com as autoridades locais e o judiciário, a PM coordenou a operação, que culminou na prisão de 30 indivíduos, dos quais 22 já possuíam antecedentes criminais. Um dado alarmante revelado durante a coletiva de imprensa foi a extensa ficha criminal de alguns dos detidos. Um dos presos acumulava impressionantes 23 passagens pela polícia, seguido por outro com 19 prisões registradas. Outros suspeitos detidos apresentavam um histórico criminal com 15, 12, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três e duas passagens, respectivamente.
Além das prisões, três veículos clonados foram apreendidos durante a operação, juntamente com seis armas de fogo de diversos calibres, 80 munições e seis coletes balísticos.