De acordo com um levantamento realizado pela OLX, uma das principais plataformas de compra e venda online do país, os mineiros enfrentaram um prejuízo estimado de R$ 159 milhões em golpes digitais ao longo do ano passado. As fraudes mais comuns nas compras pela internet em Minas Gerais incluíram a coleta de dados, representando 39% dos casos, seguida pela invasão de conta, com 33%, e o falso pagamento, responsável por 28% dos golpes.
Entre os produtos mais visados pelos criminosos no estado, destacam-se os automóveis, vans e utilitários, que representaram 33% das fraudes, seguidos por smartphones, com 18%, e videogames, com 16%.
No âmbito nacional, a pesquisa revelou que a população brasileira teve uma perda total de R$ 1,1 bilhão devido a golpes na compra e venda de itens online em 2023, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos da OLX, ressaltou a importância da prevenção para garantir um ambiente online mais seguro. Segundo ela, além das soluções tecnológicas, é essencial educar digitalmente a população. Os golpistas, muitas vezes, se valem da engenharia social para conquistar a confiança das vítimas e obter dados e valores.