Durante o fervoroso carnaval em Barbacena, no Campo das Vertentes, um indivíduo de 26 anos protagonizou uma saga de desobediência às medidas judiciais ao ser preso não apenas uma, mas duas vezes durante as festividades. Portando uma tornozeleira eletrônica, o rapaz estava sob a restrição de permanecer em casa das 18h às 6h da manhã, além de observar tais limitações nos dias de folga.
Segundo relatos da Polícia Militar, o indivíduo foi flagrado pela primeira vez desrespeitando a ordem judicial na noite de sábado (10), e para surpresa das autoridades, ele repetiu o feito na terça-feira (13), durante o auge das celebrações carnavalescas.
Indagado sobre sua conduta, o infrator justificou que havia rompido seu relacionamento com a parceira e mudado de endereço, o que o levou a estar fora do local informado às autoridades judiciais. No entanto, tal explicação não convenceu as forças policiais, que interpretaram suas ações como desobediência às medidas impostas em juízo.
Diante disso, o homem foi detido, conforme o disposto no artigo 359, que versa sobre a desobediência a decisões judiciais referentes à perda ou suspensão de direitos. A saga de desrespeito às medidas cautelares, que deveriam garantir a ordem e segurança durante o período festivo, culminou em sua detenção por parte das autoridades competentes.