Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Minas Gerais

Reajuste do diesel deve encarecer entregas em Minas

JF Informa 9 de maio de 2022

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
tanqueiros
-Continua após a publicidade-

Enquanto empresas transportadas sinalizam reajuste sobre os custos do frete, entregadores de combustíveis ameaçam nova greve.

O reajuste de 8,9% sobre o preço do óleo diesel, anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira (09), deve causar efeito cascata na economia. O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) afirmou que, apesar de não emitir orientações aos empresários, a tendência é de aumento no valor dos fretes cobrados para entregas de mercadorias. Segundo a entidade, há a tendência de repassar o encarecimento do combustível, que é motor para o setor rodoviário, no preço final.

O encarecimento médio aos caminhoneiros e transportadores deve ser de R$ 0,36, há que o preço médio do litro deve ultrapassar a barreira de R$ 7. “Isso é o comercial de cada empresa que vai decidir. Mas não tem como segurar, não dá para assumir os custos dos outros. Tem que ser repassado ao cliente”, argumentou Gladstone Lobato, presidente do Setcemg. “Transporte não põe preço em pneu, cavalo mecânico. Ele tem poder sobre a licitação dele, o resto recebe do mercado e passa”, acrescentou Lobato. 

-Continua após a publicidade-

Tanqueiros insatisfeitos 

Para o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque), Irani Gomes, a notícia do reajuste sobre o diesel é uma “bomba”. O último aumento anunciado pela estatal foi em 10 de março, quando o combustível subiu 24,9%. À época, os tanqueiros conseguiram um reajuste de 10% na tabela de frete com as distribuidoras, negociação que evitou uma greve do setor. 

Mas, na avaliação do sindicato, a recomposição obtida perde o efeito com a mudança feita pela estatal. “A gente depende agora de um reajuste imediato. A gente vai ter que conversar com as distribuidoras. Caso elas não façam o repasse, a categoria vai começar a se manifestar para ver qual a decisão”, afirmou Gomes. 

Irani não descarta greve, caso não se chegue a uma negociação para recompor os fretes. “Pode acontecer sim, não está descartado. A gente vai reunir com toda a categoria para ver qual decisão será tomada referente a esse aumento da Petrobras”, sinalizou. O presidente do sindicato ainda criticou a política de preços da Petrobras, que acompanha a precificação do petróleo no mercado internacional. 

-Continua após a publicidade-

Outro ponto de crítica diz respeito à alíquota de 14% do ICMS sobre os combustíveis cobrada pelo governo de Minas. O ideal, conforme o Sindtanque, seria uma cobrança de 12%. “O governo estadual não tem feito nada e o federal fala que não tem como interferir na política de preços da Petrobras”, concluiu Irani. 

O Tempo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Petrobras aumenta em 8,87% o preço do diesel
Next: Motorista morre após caminhão tombar e cair de ponte na BR-267 em Minas

relacionado

Motorista fica ferido após tombamento de caminhão com carga de vidro na MG-447
  • Acidente de Trânsito
  • Minas Gerais
  • Zona da Mata

Motorista fica ferido após tombamento de caminhão com carga de vidro na MG-447

Davi Dias 26 de março de 2026
Interpol - Divulgação
  • Minas Gerais

Condenado por homicídio em Inhapim é preso em Portugal após ação internacional

João G. 25 de março de 2026
Governador Romeu Zema em visita a Juiz de Fora (5)
  • Minas Gerais

Zema deixa Governo de Minas e mira disputa presidencial nas eleições de outubro

João G. 23 de março de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d