Com base nas informações do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que poderão ocorrer acumulados de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, entre esta sexta-feira, 18, e a manhã de sábado, 19.

A Defesa Civil adverte sobre potenciais riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco. O grau de severidade é classificado pelo Inmet como ‘grande perigo’. A população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como o surgimento de novas trincas ou fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos. Quem estiver em local seguro, deve permanecer até o fim da chuva intensa. Além disso, a Defesa Civil pede que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e, também, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil notifica no celular através de SMS. Para se cadastrar, é preciso enviar o CEP do local de residência para 40199. A população também pode acompanhar os avisos no Instagram da Defesa Civil. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo número 199. O atendimento é realizado 24h.