Além de promover energia limpa, as usinas de energia solar também pretendem evitar a emissão de 12 mil toneladas de CO²
Para contribuir com essa nova realidade sustentável, o Bradesco em parceria com a Enel iniciou um projeto que visa a construção de mais noves usinas de energia solar no país.
O Brasil vem garantindo destaque na produção de energia solar nos últimos anos. Só em agosto deste ano, o país atingiu uma marca histórica de 10 gigawatts (GW ) em capacidade, entrando para o grupo dos 14 países com maior potência de geração solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Objetivo das Usinas de Energia Solar
As usinas serão instaladas nas cidades de Quixeré, no Ceará; Buriti Alegre, em Goiás; e Seropédica e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
A energia limpa produzida será utilizada para abastecer as agências da instituição financeira.
Serão mais 11 MW a serem somados na produção de energia solar do país, o que garante o funcionamento de aproximadamente 300 agências. O contrato entre as empresas seguirá pelo período de 10 anos.
Além da produção de energia solar para as agências, o projeto ainda pretende evitar a emissão de 12 mil toneladas de CO₂.
Mais Sobre o Projeto das Usinas de Energia Solar
Neste projeto serão utilizados mais de 18 mil para gerar energia limpa. As usinas de energia solar serão construídas em uma área de 246 mil metros quadrados a partir de junho de 2022.
Além de ser uma ação sustentável, o projeto ainda prevê uma economia de aproximadamente 10% nos gastos de energia da instituição financeira.
Ainda segundo o diretor do departamento de patrimônio do Bradesco, Adelmo Romero Perez Junior, o Bradesco compra energia limpa para seus prédios administrativos, porém, precisa pagar o preço normal de distribuição nas lojas, que representam 60% do consumo.
Diante disto, este investimento é estratégico tanto para as agências, como para o Brasil, que já está na lista dos 10 países que mais instalaram sistemas e usinas de energia solar no mundo em 2020 e em primeiro lugar na América Latina.
Saiba mais sobre o processo de produção da energia solar: