Como publicado com Exclusividade aqui no JF Informa, a empresa prestadora de transporte publico em Juiz de Fora e única atualmente integrante do Consorcio Manchester, a TUSMIL reativou cerca de 10 veículos fabricados em 2009.
A situação ficou ainda mais polêmica após a empresa adulterar o ano de fabricação destes veículos adesivando na carroceria como 2010. Segundo dados que nossa equipe teve acesso, estes veículos são ano modelo 2009/2009 e não podem ser adesivados com outro ano. Confira nas imagens abaixo:
Entramos em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana(SMU), que afirmou: “A SMU enviou uma notificação ao Consórcio Manchester ontem reafirmando que estes ônibus não poderiam voltar a circular.” Porem na manhã desta Quinta-Feira foram flagrados vários destes ônibus circulando.
No dia 24 de setembro de 2021 a prefeita Margarida Salomão(PT), publicou o decreto Nº 14.781 onde prorrogou até o dia 24 de Dezembro de 2021 a substituição de 98 veículos com 10 anos de uso, mas não autorizou a inclusão de novos ônibus com mais de 10 anos no sistema. Veja: “(…)Art. 1º Fica prorrogado, para fins de isenção dos encargos de tarifação, o prazo para troca da frota de Transporte Coletivo Urbano pelo período de 3 meses, referente a 98 veículos com idade de 10 anos, vencidos em 1º de setembro de 2021.”
Um destes ônibus 2009 que foi flagrado fazendo a linha 590 – Zona Sul – UFJF teve que ser substituído após o validador onde é feito a leitura de bilhetes eletrônicos de passagem não funcionar.
Tentamos contato com a TUSMIL mas não tivemos um retorno até o fim da Reportagem