A crise do Coronavírus vem atingindo muito o setor do transporte, e, em Juiz de Fora não é diferente com a única empresa do Consórcio Manchester responsável por parte do transporte urbano de Juiz de Fora, a Tusmil vem passando por vários problemas.
Nesta quarta-feira (3), segundo informações recebidas com exclusividade, a empresa irá retornar a operação de cerca de 10 ônibus que já estavam aposentados da operação por serem fabricados em 2009, ignorando uma das regras do edital onde as empresas não podem operar veículos com mais de 10 anos.
Neste último domingo, um ônibus da linha 433 – Vila Alpina foi flagrado circulando com o letreiro “005 teste” mas com o cobrador avisando que o veículo estava em operação, pois o letreiro não estava devidamente configurado. O veículo foi substituído após 4 viagens fazendo linha apenas com o cobrador avisando os passageiros por outro ônibus com o mesmo problema.
Além da falta de ônibus para suprir sua demanda de linhas atuais, a empresa possui mais de 20 ônibus do ano 2010 que na teoria não podiam mais circular, acima do previsto no edital da licitação de 2016.
Segundo a SMU que não disse se a empresa foi autorizadaa voltar com os ônibus de 2009 que foram aposentadados “De acordo com o decreto nº 14.781, assinado pela prefeita, o prazo para substituição dos ônibus com mais de 10 anos foi prorrogado por 3 meses”. Ou seja, os veículos com mais de 10 anos devem ser substituídos até Dezembro.