Minas Gerais identificou, até esta terça-feira (31), 174 casos de infecção pela variante delta do coronavírus, informa o Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). O número, em comparação ao último informe, divulgado na sexta-feira passada (27), é 70,6% maior do que os 102 casos divulgados à época.


Uma nova morte por complicações da infecção pela variante delta foi registrada no Estado, em Arinos, região Noroeste de Minas.

Antes, havia quatro óbitos confirmados – em Rio Novo, Uberaba, Santa Luzia e Claro dos Poços, todos de mulheres. A reportagem questionou a pasta sobre a vida perdida em Arinos, mas ainda não foi respondida.  

A cidade com mais registros é Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, com 41 identificados. Em seguida, há Belo Horizonte, com 13, e Itabirito e Unaí, ambos com 12. 

No total, 59 municípios tem, ao menos, um caso de infecção pela cepa identificados. Outros dois foram computados no sistema como sendo de “outros estados”, sem mais detalhes.




https://datawrapper.dwcdn.net/0GWTL/8/

Secretaria atualizará casos às terças-feiras e sextas-feiras

Após semanas sem padrão para atualizações e com recorrentes negativas a pedidos da imprensa para detalhamento dos casos, a Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que passará a atualizar o Painel de Monitoramento “às terças e sextas-feiras”.

“[Divulgação ocorrerá] após a SES-MG investigar, alinhar e consolidar as informações com os laboratórios públicos e privados, as 28 Unidades Regionais e todos os municípios mineiros”, diz o texto.

A pasta continua alegando que mantém “monitoramento rigoroso” dos casos identificados da variante delta. “A SES-MG tem ampliado as ações de vigilância genômica do coronavírus e realizado monitoramento rigoroso dos casos suspeitos da variante, a fim de coibir a disseminação da mesma no estado”, completa a nota