A secretária de Educação, Nádia Ribas, visitou esta semana nove escolas da rede municipal de ensino. Até o momento, 90 das 101 unidades tiveram a presença do gabinete da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) este ano.

Nas visitas são observados os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas e creches no contexto da pandemia, além de obras e adequações na estrutura física das instituições para um retorno às atividades de ensino presenciais de forma mais segura. Os encontros são utilizados também para uma discussão pedagógica mais direta com os gestores das escolas. No momento, o foco das visitas está direcionado para as escolas da Zona Rural.

A secretária Nádia Ribas falou sobre a retomada de visitas após o período do recesso escolar de julho. “Essa retomada de visitas tem um sabor diferenciado, porque no primeiro semestre eu cheguei e as escolas estavam fazendo obras e, neste momento, eu vejo que as escolas estão com obras concluídas ou em processo final de conclusão para o ensino híbrido. É muito bom verificar que todos os profissionais estão trabalhando com afinco para que tenhamos um retorno presencial seguro de fato. Além disso, é importante ressaltar o empenho de várias secretarias da Prefeitura que realizam um trabalho brilhante, como por exemplo o projeto Boniteza realizado pela Empav, que está sendo feito em nossas escolas para o retorno de atividades presenciais”.

Equipes técnicas da SE também estão percorrendo escolas municipais e creches parceiras, orientando as equipes das instituições. Esse processo de aproximação, diálogo e escuta atenta da SE, tem gerado bons resultados para as unidades.