A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, nesta terça-feira, 27, mais uma reunião do Comitê de Acompanhamento Interinstitucional para o retorno às atividades de ensino presenciais no município de Juiz de Fora.

Dentre as principais deliberações do Comitê, foi abordada a Declaração de Aptidão que será encaminhada nesta quarta-feira, 28, para escolas estaduais, federais, particulares e instituições de Ensino Superior presentes em Juiz de Fora, por meio da qual deverão sinalizar se estão aptas ou não ao retorno híbrido de atividades presenciais. Um documento parecido foi enviado anteriormente e respondido pelas as escolas municipais.




Outra pauta do dia foi a elaboração de uma nota técnica que será produzida pelo Comitê (por meio da Secretaria de Saúde) com apoio do Comitê Científico do Programa Juiz de Fora pela Vida, abordando cientificamente os critérios que serão adotados pelo município para o retorno de atividades presenciais da educação. Uma reunião está sendo agendada para os dois comitês ainda esta semana.

O encontro contou com as presenças das secretárias de Educação, Nádia Ribas; de Saúde, Ana Pimentel; do Secretário Comunicação Pública, Márcio Guerra; e do Procurador Geral do Município, Carlos Frederico Delage e outros representantes dessas mesmas pastas.




Atribuições do Comitê

De acordo com o Decreto N.º 14.638 – de 05 de julho de 2021, o Comitê tem por atribuições: orientar e monitorar o processo de retorno às aulas presenciais em todas as Instituições Educacionais do município de Juiz de Fora; Estabelecer um sistema que oriente, acompanhe, monitore as dinâmicas e ações definidas pelo Comitê e pelo Grupo de Trabalho da Educação, na retomada de atividades de ensino presenciais; avaliar as ações/medidas implementadas, propondo ajustes nas estratégias frentes aos resultados identificados; Realizar reuniões frequentes para o planejamento, monitoramento e encaminhamento das ações de sua competência.