Trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) recolheram aproximadamente 800 toneladas de entulho proveniente de bota-fora irregular em uma área no Distrito Industrial, próxima a uma das entradas de Juiz de Fora. A ação foi feita nesta segunda, 26, e terça-feira, 27.

A diretora Operacional do Demlurb, Úrsula Zimmermann, explicou que “a área atendida é uma região de clareira, na Rua Vera Lúcia Barros de Paula, próxima à rodovia. Para realização da limpeza, nos dois dias foram realizadas 25 viagens de carretas e 46 de caminhões caçamba do local até Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no Bairro Dias Tavares”. A diretora operacional ressalta que “ações grandes como essa geram, ao longo do tempo, altos gastos com combustível e até mesmo o sucateamento dos equipamentos, podendo prejudicar a própria população que deixa de receber um serviço de qualidade em outras localidades. Por isso, é extremamente fundamental que cada cidadão contribua com a manutenção da cidade, fazendo o descarte correto de resíduos”, reforça.




Frequentemente, o Demlurb é acionado para fazer o recolhimento de resíduos depositados irregularmente em vias públicas da cidade, formando os chamados bota-fora, prática proibida. De acordo com o artigo 10º do Código de Posturas do Município (Lei 11.197), o descarte de resíduos em vias públicas sem permissão do Poder Executivo gera incidência de infração média sujeito a multa.

Para atender as demandas da população, o Demlurb conta com dois ecopontos destinados para o recebimento de entulhos, localizados na Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200, no bairro Bom Jardim, e em frente ao Estádio Municipal, no bairro Aeroporto. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.




Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário

As solicitações de serviços de zeladoria devem ser feitas no Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, que recebe e organiza os pedidos em um sistema integrado com outros setores da Prefeitura. O contato pode ser feito pelo telefone (32) 3690-7241, através de ligação ou via WhatsApp para o mesmo número.




Diariamente, a Secretaria de Governo disponibiliza a lista dos serviços que serão realizados pela PJF em cada bairro por meio do site especial criado pela Secretaria de Comunicação Pública (Secom).

“Demlurb Informa”




No site do Demlurb estão disponíveis informações sobre alguns dos principais serviços relacionados ao descarte de resíduos e suas especificações, locais de entrega, dados estatísticos, parcerias e convênios com o órgão público municipal, através do menu Demlurb Informa.