O governo de Minas Gerais anunciou na tarde desta segunda-feira (28) novo concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMMG), com 145 vagas para o Curso de Formação de Soldados e 21 para o Curso de Formação de Oficiais, com 10% delas destinadas a mulheres.
O salário inicial para cada uma das funções, respectivamente, é de R$ 4 mil e R$ 9 mil após o término da formação e integração à corporação.
“A publicação do edital referente ao concurso, provas (objetiva e de redação) e demais etapas está prevista para agosto. A previsão é de que as provas objetiva e de redação sejam realizadas ainda este ano”, informou o Executivo em nota à imprensa.
Para concorrer, é necessário escolaridade mínima de nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura igual ou maior que 1,6 metro. Além das provas, estão previstas quatro etapas: “exames médicos preliminares e complementares, avaliação psicológica, teste de capacitação física e exame toxicológico”.
Quando capacitados, oficiais passam a ter reconhecimento de conclusão de ensino superior. O último concurso, realizado em 2020, abriu 500 vagas para formação de soldados e tem previsão de formatura para este semestre de 2021. O de oficiais, que abriu 30 vagas no ano passado, ainda está em processo de conclusão.
“Novas informações serão divulgadas no portal do CBMMG e demais canais oficiais do CBMMG”, concluiu o governo.