\n
Continua após a publicidade
Pular para o conteúdo
Seu portal de notícias de Juiz de Fora e região
JF Informa
Grupos no WhatsApp

Minas investe no diagnóstico e tratamento do câncer de mama para que o cuidado seja contínuo

Apuração editorial: JF Informa Política de correções →
Minas investe no diagnóstico e tratamento do câncer de mama para que o cuidado seja contínuo — Imagem: Agencia Minas
Imagem: Agencia Minas
Receba o JF Informa no celular Entre no grupo de notícias e receba os conteúdos direto no WhatsApp

Notícias locais, alertas e atualizações em primeira mão para Juiz de Fora e região.

Entrar no grupo

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, para conscientizar a população sobre uma das doenças mais letais entre as mulheres: o câncer de mama. Porém, mais importante do que adotar medidas para prevenir a doença em outubro, é não se esquecer desses cuidados nos outros 11 meses do ano.

Por esse motivo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), orienta o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde de referência, para que seja feita a avaliação do quadro clínico e indicação de exames diagnósticos.

Continua após a publicidade

“Tentamos facilitar a jornada da mulher para o cuidado com a própria saúde. Investimos na aquisição de mamógrafos e incentivamos a busca ativa da Atenção Primária à Saúde, para que as mulheres sejam orientadas na realização de consultas e exames”, destaca a secretária adjunta de Saúde, Poliana Lopes.

A mamografia é fundamental para a detecção precoce, que torna o tratamento mais eficaz. O exame é indicado para mulheres com idade entre 40 e 74 anos.

Continua após a publicidade

Para reforçar esse acompanhamento, a SES-MG lançou a funcionalidade “Minhas Mamografias”, disponível no MGApp, para que as mulheres possam visualizar os últimos exames realizados pelo SUS e se orientem sobre quando procurar a UBS.

“A funcionalidade no MGApp avisa as mulheres que têm algum exame pendente ou alguma etapa complementar para o cuidado. Além disso, o Estado investiu nos mamógrafos para ampliar o acesso a esse serviço”, complementou a secretária.

Continua após a publicidade

Minas dispõe de 440 mamógrafos em uso pelo SUS. Em 2023, a SES-MG investiu cerca de R$ 77 milhões para a compra de 62 mamógrafos digitais. Em 2025, foram realizadas mais de 550 mil mamografias na rede SUS e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Entre janeiro e julho de 2026, foram mais de 330 mil exames.

Atualmente, há 45 estabelecimentos habilitados na alta complexidade em oncologia, distribuídos em 16 macrorregiões de saúde, sendo 36 Unacon, quatro Cacon, quatro Serviços de Radioterapia de Complexo Hospitalar e uma Hospital Geral com Cirurgia de Câncer de Complexo Hospitalar.

Continua após a publicidade

Dados estaduais

Foram registrados 6.201 casos de câncer de mama no estado em 2025 e 2.611 de janeiro a outubro de 2026. Em relação aos óbitos, foram contabilizados 1.971 em 2025 e 1.260 óbitos de janeiro a agosto de 2026.

Continua após a publicidade

Para o biênio 2025/2026, a estimativa é de cerca de 7.600 novos casos de câncer de mama no estado, o que representaria uma taxa de incidência bruta de 70,24 casos para cada 100 mil mulheres.

A doença

Continua após a publicidade

O câncer de mama decorre da multiplicação desordenada de células nas mamas, resultando em um tumor maligno que pode se espalhar para outros órgãos e tecidos.

Essa é uma doença heterogênea, de diferentes tipos morfológicos e características moleculares. O aumento no risco de desenvolver a doença está associado ao histórico familiar, exposição à radiação, consumo de álcool, falta de atividade física, obesidade, entre outros fatores.

Continua após a publicidade

Entre os principais sintomas da doença estão o aparecimento de nódulos nos seios, alterações na textura da mama e secreções no mamilo.

A mastectomia é um dos tratamentos disponíveis pelo SUS, consistindo na remoção parcial ou total de uma ou das duas mamas. Em 2025, foram realizadas 569 mastectomias em Minas e, de janeiro a agosto de 2026, foram 392 procedimentos.

Continua após a publicidade

Quando existem condições técnicas e clínicas, a reconstrução da mama deve ser efetuada no mesmo tempo cirúrgico. Caso contrário, a paciente tem a realização da cirurgia garantida quando alcançar as condições clínicas requeridas. Em 2025, foram realizados 353 procedimentos de reconstrução mamária no estado e 265 entre janeiro e agosto de 2026.

Fonte e créditos

Fonte: Agencia Minas

Continua após a publicidade

Publicação original: Acessar conteúdo na fonte ↗

Licença/condição: Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada ↗

Continua após a publicidade
Próxima notícia · Juiz de Fora

Demlurb promove ações de prevenção e bem-estar para servidoras durante o Outubro Rosa

Continuar informado