Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Eleições 2026

Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira

Davi Dias 5 de maio de 2026

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Urna Eleitoral

Foto: José Cruz / Agência Brasil

-Continua após a publicidade-

O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor termina na quarta-feira (6 de maio) em todo o país. Por isso, os cidadãos precisam se organizar, já que a Justiça Eleitoral não aceitará novos pedidos após essa data.

Atualmente, o atendimento ocorre tanto presencialmente nos cartórios eleitorais quanto pela internet. No entanto, o serviço online está disponível apenas para quem já possui biometria cadastrada. Dessa forma, o eleitor consegue resolver pendências sem sair de casa, desde que atenda a esse requisito.

Serviços disponíveis até o prazo final

Até o encerramento do prazo, os eleitores podem solicitar diferentes serviços. Entre eles, estão a emissão do primeiro título, a transferência de domicílio eleitoral e a atualização de dados cadastrais. Além disso, a Justiça Eleitoral também permite a regularização de pendências.

-Continua após a publicidade-

Portanto, quem ainda não resolveu a situação precisa agir rapidamente. Caso contrário, enfrentará consequências diretas nos próximos meses.

Consequências para quem não regularizar

Quem não atualizar o título dentro do prazo ficará impedido de votar nas Eleições 2026, previstas para outubro. Além disso, a irregularidade gera outras restrições administrativas.

Por exemplo, o cidadão pode ter dificuldades para emitir passaporte ou carteira de identidade. Da mesma forma, ele também não conseguirá tomar posse em cargos públicos nem se matricular em instituições públicas de ensino.

-Continua após a publicidade-

Fechamento do cadastro eleitoral

De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, a Justiça Eleitoral não pode receber pedidos de inscrição ou transferência nos 150 dias que antecedem o pleito.

Assim, a partir de quinta-feira (7 de maio), o cadastro eleitoral ficará fechado em todo o país. Esse bloqueio ocorrerá tanto no atendimento presencial quanto no sistema online e seguirá até novembro de 2026.

Quem deve ficar atento ao prazo

Alguns grupos precisam redobrar a atenção. Primeiramente, os jovens que pretendem votar pela primeira vez devem emitir o documento. Além disso, quem mudou de cidade precisa solicitar a transferência.

-Continua após a publicidade-

Também devem se regularizar aqueles que possuem pendências ou tiveram o título cancelado. Por fim, cidadãos que precisam atualizar dados cadastrais devem aproveitar o prazo antes do fechamento do sistema.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Juiz de Fora regulamenta instalação e manutenção de mata-burros em áreas rurais
Next: Parque Halfeld recebe ação de adoção de cães e gatos neste fim de semana
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d