Foto: Divulgação / Polícia Civil
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na manhã da última sexta-feira (06 de fevereiro), a entrega de 294 pistolas automáticas Glock, calibre 9mm, em Juiz de Fora. A ação contemplou policiais civis que atuam no 4º Departamento de Polícia Civil.
Modernização do armamento
A instituição adquiriu os armamentos com recursos de emenda parlamentar. Dessa forma, a PCMG avança no processo de renovação do parque bélico. Além disso, a medida busca fortalecer as condições de trabalho e ampliar a segurança dos servidores.
A cerimônia administrativa contou com a presença da chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, além de autoridades civis e militares.
Apresentação técnica das pistolas
Durante o evento, o investigador de polícia Matheus de Oliveira Afonso realizou a apresentação técnica do armamento. Ele explicou as principais características das pistolas, bem como orientou sobre o manuseio e os aspectos operacionais do equipamento.
Segundo a corporação, a padronização do armamento contribui para mais eficiência nas ações policiais.
Resultados na segurança pública
Ao se pronunciar, o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, destacou os resultados obtidos na região ao longo de 2025. De acordo com ele, os dados apontam redução de 27% nos homicídios consumados e de 32% nos roubos.
Além disso, os registros de violência doméstica caíram 6%. No mesmo período, as forças de segurança prenderam mais de 1.068 pessoas. Para o delegado, esses números refletem o empenho diário dos policiais civis e a importância de equipamentos adequados.
Meta é equipar todo o efetivo até 2027
Na fala de encerramento, a delegada-geral Letícia Gamboge ressaltou o avanço na renovação do armamento da instituição. Segundo ela, com a nova entrega, cerca de 80% do efetivo da Polícia Civil já utiliza armas modernas.
Por fim, a chefe da PCMG afirmou que a meta é alcançar 100% do efetivo equipado até 2027. O objetivo, segundo ela, é garantir mais segurança tanto para os servidores quanto para a população.
Autoridades presentes
A solenidade também reuniu a deputada estadual delegada Sheila, a vereadora Sandra Cabral, representando a deputada Ale Portela, responsáveis pela destinação da emenda parlamentar, além de autoridades da Polícia Civil.
Também participaram representantes das forças de segurança, entre eles o comandante da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, e o comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Joselito Oliveira de Paula.