O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para Juiz de Fora. O aviso é classificado como Perigo Potencial e estará em vigor nesta segunda-feira (27 de outubro), das 10h08 às 22h.
De acordo com o instituto, os índices de umidade podem variar entre 30% e 20% ao longo do dia. Essa condição representa baixo risco de incêndios florestais e também pode afetar a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Riscos e recomendações
Durante períodos de baixa umidade, o corpo tende a perder mais líquidos e a pele e as vias respiratórias podem sofrer ressecamento. Por isso, o INMET e a Defesa Civil recomendam:
- Manter-se bem hidratado, consumindo bastante água ao longo do dia;
- Evitar esforço físico intenso nas horas mais secas;
- Reduzir a exposição ao sol, principalmente nos períodos mais quentes.
Em caso de emergências ou dúvidas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Monitoramento e prevenção
O alerta serve como um aviso para que a população tome cuidados preventivos e evite situações de risco. O INMET reforça que acompanhar a previsão do tempo e seguir as recomendações contribui para a segurança de todos.
Além disso, profissionais de saúde lembram que pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares devem redobrar a atenção e evitar locais secos ou poluídos.
O monitoramento da umidade é contínuo, e novos alertas podem ser emitidos caso os índices se mantenham em níveis críticos.