Foto: Divulgação / Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), reforça as ações da Operação Salus, uma iniciativa nacional que combate a adulteração e o comércio irregular de bebidas alcoólicas.
Na quarta-feira (15 de outubro), equipes da Sedupp realizaram uma fiscalização em uma distribuidora localizada na Rua Dr. Romualdo. Durante a ação, os fiscais encontraram diversos produtos com suspeita de irregularidades. O estabelecimento recebeu uma notificação e precisa apresentar as notas fiscais dos produtos no prazo de 24 horas.
Além disso, a operação busca orientar comerciantes sobre as normas de comercialização e reforçar a importância da procedência dos produtos. Dessa forma, a Prefeitura mantém o compromisso de proteger os consumidores e garantir mais segurança no comércio local.
Produtos apresentavam falhas nas informações e selos
Durante a fiscalização, os fiscais identificaram bebidas sem o selo de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além disso, vários rótulos não apresentavam informações em português, o que descumpre as normas vigentes e impede a rastreabilidade da origem dos produtos.
A equipe apreendeu 38 garrafas de rum e licores em situação irregular. Entre as marcas estavam The Kraken Black Spiced Rum, Brugal Rum Dominicano, Frangelico Liqueur, Mezcal Lajita, Tolon-Tolon (nas versões Peche Merengada, Whisky and Cream e Chocolate Cream), Borghetti Licor de Café e Sheridan’s Licor.
Portanto, o órgão reforçou a necessidade de que comerciantes mantenham documentação atualizada e sigam as exigências legais de comercialização. Com isso, o município busca evitar o consumo de produtos de origem duvidosa.