Foto: Divulgação / Funalfa
A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) abriu nesta segunda-feira (4 de agosto) o período de credenciamento para blocos que desejam participar do Carnaval de Juiz de Fora em 2026. Até o dia 24 de agosto, os responsáveis devem preencher o formulário de pré-cadastro disponível aqui.
Esse formulário serve para coletar informações iniciais e, assim, facilitar o planejamento do evento. No entanto, o simples envio dos dados não garante a participação. Após o envio, uma comissão formada pela Funalfa, Polícia Militar e outros órgãos vai analisar cada proposta com base em critérios técnicos.
Ao todo, a Funalfa pretende selecionar até 90 blocos. Para organizar a comunicação, a fundação incluirá os blocos pré-selecionados em um grupo oficial de WhatsApp. A partir disso, a equipe fornecerá as instruções para a próxima etapa, que envolve a solicitação do alvará.
Embora não repasse dinheiro diretamente aos blocos, a Funalfa oferecerá suporte essencial. A estrutura contará com gradis, banheiros químicos e equipes de apoio para garantir a segurança e o bom andamento dos desfiles. Além disso, a fundação aposta na divulgação antecipada do calendário como uma forma de permitir que o público se programe com antecedência.
O credenciamento continua aberto até 24 de agosto. Após essa data, o sistema encerrará os recebimentos automaticamente e não aceitará propostas enviadas fora do prazo.